Você acha que ser ansioso é frescura? Que isso é coisa de pessoa mimada? Não!! Não é mesmo!!
Precisamos saber que a ansiedade é algo pertinente em todos os seres humanos e nos animais também. De uma forma bem simples podemos definir por uma pressa, uma ânsia para um movimento, uma inquietação interior, uma aflição do corpo, para que aquilo que estiver acontecendo acabe logo.
Também pode aparecer como um desejo exagerado para que algo aconteça logo, como se esse algo fosse muito bom, gostoso e agradável.
A ansiedade nos motiva a fazer “esse algo”, ela nos joga pra frente! Sabe aquele friozinho que dá quando temos que apresentar um novo projeto, quando vamos sair com aquele boy ou aquela menina dos sonhos pela primeira vez? Nestes casos a ansiedade nos acorda, ela diz: Ei, se liga!! Vai logo!! Vai ver qual é!! E isso é bom de sentir, não é mesmo?
Mas ela pode nos prejudicar também. Principalmente quando perdemos o controle da situação. Por exemplo, quando você não consegue dormir direito, ou seja, você deita mas vem um monte de pensamentos e preocupações na sua cabeça, aí vem um medo de que algo ruim acontecer. E aquilo passa a não sair mais da sua cabeça, porque agora esses pensamentos te acompanham no dia seguinte e no outro também. Eles chegam a dar sintomas físicos tais como batimentos cardíacos acelerados, respiração acelerada, sudorese excessiva, dores abdominais (principalmente em crianças), diarreia ou necessidade frequente de urinar, boca seca ou dificuldade de engolir tensão muscular. Em alguns casos, pode ter dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, incluindo perda de controle, problemas sexuais.
Por isso, não brinque com esses sintomas, quando você perceber que eles estão prejudicando o seu dia, a sua rotina diária, quando não suportar ficar em ambientes cheios, como trem, metrô ou restaurantes, busque ajuda, existem muitas técnicas que o profissional de saúde pode te orientar.