Hoje apareceu na minha timeline do Instagram e do Facebook (e deve ter aparecido na de vocês também), muitos posts sobre depressão, suicídio e informações de como procurar ajuda, isso aconteceu, por ter mais uma suspeita de suicídio entre jovens, dessa vez uma menina famosa. E infelizmente as estatísticas só tem aumentado, a própria rede social facilita isso com tantas informações de pessoas felizes, ricas, bem sucedidas, com carro, casa, casamento perfeito, não é mesmo?
Mas como começa a Depressão? Será que de repente dormimos e pronto: acordamos com depressão?! Não, ela não é um vírus que pegamos no ar, não é uma mania, não é um hit da moda. Não, não é bem assim. Na depressão as causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia.
Sim, a angústia é um dos itens mais fortes numa depressão. Podemos chamar de angústia a forte sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor.
Angústia dói sim!! Dói onde?! Dói fisicamente e psicologicamente para ser mais precisa. Mas todos nós nos sentimos angustiados em algum momento da nossa vida, isso faz parte de nosso crescimento, de nossas mudanças de pensamentos e comportamentos, porém, um contínuo estado de angústia que dura semanas e/ou meses não pode fazer parte de um estado mental saudável. Precisamos estar atentos a isso!! Ao percebermos esse sentimento, precisamos buscar modifica-lo, mas como? Será que não podemos estar mais próximo de amigos ou familiares queridos? Será que não é hora de buscar aquela atividade física que tanto evitamos e colocamos várias desculpas? Ou ainda: podemos nos presentear com pequenas alegrias, seja um bom café, aquele livro maravilhoso que podemos ler ou aquele belo por de sol na praia. E se nada funcionar, devemos buscar ajuda de um profissional porque ele terá os mecanismos adequados para te orientar!! Que tal começar agora?