Eu já perdi as contas de quantas pessoas estão me procurando para dizer que não estão conseguindo dormir neste isolamento social.
Sabemos que mais do que nunca precisamos de uma boa noite de sono para acordarmos dispostos e sadios mentalmente sim porque o sono é um dos responsáveis pela nossa saúde mental.
Assim como nós recarregamos nosso celular para que ele tenha força para fazer tudo aquilo que a gente precisa ao longo do dia, precisamos recarregar no corpo também. E para isso precisamos fazer a nossa higiene do sono. Você sabe o que é isso? Não? Pois eu vou lhe dizer.
Higiene do sono é a arte de dormir bem. Ela está relacionada a melhorar os fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o sono. O sono é uma condição biológica, imposta pela natureza e normalmente ninguém pode passar sem ele. No entanto, para bem dormir não basta estirar-se em qualquer lugar, de qualquer forma e a qualquer hora. Um bom sono depende de fatores externos, muitos dos quais são treinados durante a vida e tornam-se condicionantes do bem dormir. Atitudes simples são capazes de melhorar muito o sono de uma pessoa. Para início, as pessoas devem eliminar alguns maus hábitos comuns e substitui-los por outros mais convenientes São eles:
1. Pratique exercícios, mas na hora certa – quem tem dificuldade para dormir deve evitar atividades intensas à noite. O ideal é praticar as atividades de manhã ou à tarde.
2. Evite alimentos estimulantes – evitar os produtos estimulantes. Café, refrigerantes, chá preto, chimarrão e mesmo o chocolate contêm cafeína, que nos mantêm ligados por muito mais tempo. O ideal é não consumi-los em nenhum momento. Porém, se você não conseguir, evite-os pelo menos nas 6 horas que antecedem o sono.
3. Tome sol – regula uma série de funções do nosso organismo, e uma delas é o sono.
4. Fuja da cama durante o dia – O cérebro aprende aquilo que ensinamos a ele. Por isso, se ficamos na cama várias horas durante o dia e aproveitamos esse lugar para ler, comer, assistir televisão e acessar a internet, ele não associará o quarto ao sono. Por isso, depois de se levantar pela manhã, fuja desse ambiente. Se você conseguir reservar a cama apenas para dormir, seu cérebro entenderá a mensagem. Dessa forma, ele será condicionado a se “desligar” quando chegar a hora de se deitar.
5. Estabeleça um horário para dormir – Realmente, o cérebro tem dificuldade para reconhecer o momento de dormir se a cada dia fazemos isso em um horário diferente. Normalmente se indica para dormir até no máximo entre 23:30 e meia noite. Dormir menos de 06 horas por dia não é legal e também não adianta dormir mais de 10 horas.
6. Sinalize para o cérebro que está chegando a hora de dormir – Comece reduzindo as luzes acesas cerca de duas horas antes do horário de dormir. Abaixe também o som da TV e de outros aparelhos. Não mexa no celular 02 horas antes de dormir Coloque no modo avião se não puder desligar totalmente. A diminuição da luminosidade ajudará seu cérebro a produzir melatonina, que é o hormônio que diz ao corpo que chegou o momento de descansar.
7. Crie rituais de relaxamento – Quanto estiver chegando a hora de dormir, crie um ritual que o ajude a relaxar. Um banho morno, a leitura de um livro que traga paz, uma música suave são ótimas sugestões. Também é válido colocar algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou em um difusor. Além do cheiro agradável, elas ajudam a relaxar.
Nesse momento, não deixe que as preocupações tomem conta da sua mente. Caso você se lembre de algum problema, mantenha um caderninho ao lado da cama e escreva-os. Isso ajudará seu cérebro a não pensar tanto neles.
Durma bem!! Bons sonhos!!